Desenvolvimento ágil com Scrum

 Fazemos o desenvolvimento do seu sistema de forma ágil.

 

O que é Sprint?  

Os ciclos de Sprint podem então ser determinados, bem como os Projetos de Backlog que serão revisados pelo time e então transformados e transferidos para o Sprint Backlog.

As reuniões com os clientes e com a equipe de desenvolvimento devem ser realizadas de acordo com o ciclo, e reuniões diárias com a equipe.

Ao final de cada ciclo as propostas devem ser apresentadas para os clientes, e assim finalizada.

O Scrum é um método muito utilizado, e altamente viável de ser realizado, porém, o conhecimento dos desenvolvedores deve ser qualitativo, para que o tempo de desenvolvimento possa ser otimizado, e o projeto funcione por completo ao final de todos os ciclos de Sprint.

 

As Sprint´s são intervalos de tempo de cada incremento de Software, ou novo pedaço do software que será desenvolvido.

Com a cultura de desenvolvimento ágil não existe a figura do Gerente de Projeto, o Product Owner do Projeto fica responsável pela construção do Produto, lista de regras (Backlog) e refinamento de regras à serem desenvolvidas pelo time. Portanto a cada ciclo de desenvolvimento de software (sprint) uma nova funcionalidade do sistema é construída, gerando valor ao Produto, retorno do investimento e satisfação de projeto acontecendo. O Time por sua vez ganha visibilidade de onde o produto está e aonde deve chegar através do RoadMap do produto, responsábilidade do Product Owner.

 

  • Equipe de desenvolvimento: essa equipe não conta com o esquema tradicional de divisão por setores, que pode se observar em outros projetos, como programador, designer e outros profissionais. Na execução do Scrum todos os colabores trabalham juntos com o papel principal de se entregar um projeto de software, desenvolvidos pela equipe toda, como um conjunto para o Sprint. Geralmente a equipe de desenvolvimento conta com cerca de seis pessoas, podendo variar esse número de acordo com o projeto. Dentro dessa equipe de desenvolvimentos pessoas são selecionadas para que possam realizar reuniões que irão atualizar outros setores do atual desenvolvimento do Scrum, como um todo.
  • Scrum Master: É o profissional responsável pelo bem-estar da execução do trabalho da equipe de desenvolvimento do Scrum, fazendo com que possíveis barreiras encontradas pela equipe possam ser resolvidas, e cuidam para que a equipe não acabe por se comprometer demais no desenvolvimento de cada Sprint. A princípio todas as pessoas da equipe estão aptas para se encarregar desse cargo, mas geralmente ele é exercido por gerentes. Perguntas sobre o desenvolvimento da equipe no trabalho, sobre seus próximos passos e se há algo que possa ser empecilho para o desenvolvimento do trabalho do grupo deve ser realizado por esse profissional.
  • Product Owner: É o profissional responsável pelo desenvolvimento da Sprint planning Meeting, que prioriza as atividades que devem ser executas a cada ciclo de Sprint, definindo o Planning Backlog.

 

Como a TDMS trabalha?

 A TDMS, fica responsável por montar a equipe de desenvolvimento com as qualidades técnicas mediante da necessidade do seu negócio, um Scrum Master para garantir que a cultura de desenvolvimento ágil aconteça como manta o manifesto ágil do framework sendo o guardião da metodologia. No caso do seu negócio não ter um Product Owner, a TDMS pode alocar um P.O. para levantamento das necessidades do seu negócio.

 

Sprint

Veja um exemplo de quadro Kanban para uma Sprint, o importante nele é a transparência das atividades onde cada tarefa terá um responsável.

 

 

© 2010 - 2017 / TDMS - Tecnologia Design Marketing Serviços

busca